segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Fábrica de biscoitos Duchen, onde muitos imigrantes italianos trabalharam.
Nos primeiros anos do século XX, Pierre Duchen começou a produzir em São Paulo biscoitos seguindo a tradição européia. Ele havia percebido o grande interesse dos pa...ulistanos por amanteigados e cookies trazidos da Europa, mas que não tinham similares no Brasil. Por isso, a Casa Pierre Duchen preparava biscoitos tostados duas vezes, sequinhos e crocantes, que eram vendidos em lindas latas decoradas.
Em 1910, Duchen já era sinônimo de biscoitos. Nesse período, o sr. Duchen possuía duas fábricas operando na Mooca e em Jundiaí, no interior de São Paulo. Tamanha era a força da marca que, em 1924, durante a revolução, o governo escolheu a fábrica da Duchen , que havia sido projetada pelo arquiteto Victor Dubugras, como alvo militar, na tentativa de destruir a economia de São Paulo.
Mesmo assim, a Duchen continuou a crescer e passou a ser conhecida em todo país, chegando a ter 70% do mercado de biscoitos na década de 50. Nessa época, a empresa investia fortemente em patrocínios e campanhas no rádio, na TV e em revistas. Devido ao sucesso dos produtos, foi construída na rodovia Dutra uma nova fábrica, um projeto moderno e arrojado, elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Sua construção iniciou-se em 1950 e foi finalmente concluída em 1951. A fábrica sinuosa, comprida e estreita e com suas colunas à mostra lembravam uma espinha de peixe.
A Duchen encerrou suas atividades no local na década de 1980 e a premiada construção ficou a própria sorte. Com o tempo, a transportadora vizinha comprou o terreno com a finalidade de transformar em estacionamento para os caminhões, mas não contavam que a antiga fábrica de biscoitos estava em processo de tombamento pelo CONDEPHAAT.
O Conselho de Patrimônio Histórico consultou o arquiteto Oscar Niemeyer para ele dar um parecer e assim justificar tombamento da Duchen, mas o arquiteto supreendentemente se mostrou indiferente com a demolição.
Assim sendo, máquinas e tratores invadiram a Duchen e sua demolição foi inevitável.

Duchen foi a única obra industrial de Niemeyer e ganhadora de um prêmio na categoria Construção Industrial na 1a Bienal de São Paulo.
Ver mais








Nenhum comentário:

Postar um comentário